Criar uma Loja Virtual Grátis
Capoeira
Capoeira

Capoeira - Origem

Existe controvérsia sobre a origem da capoeira, e vários são as hipóteses, porém duas correntes se confrontam: uma afirma que a capoeira teria vindo para o Brasil trazida pelos escravos, e outra considera a capoeira como uma invenção dos escravos no Brasil.


Alguns acreditam que a capoeira nasceu aqui a partir de uma mistura de lutas, danças e rituais de diversas partes da África. Outros acreditam que ela é uma mistura da cultura africana com a cultura indígena, uma vez que os índios brasileiros, por volta de 1630, tinham um ritual onde misturavam música, dança e luta. Além da origem do termo, que a maioria dos etnológos acreditam que seja originário do tupi-guarani, “caa” significa mato e “puera” que foi mato. Diziam que quando o negro fugia ia para o mato, para a “capoeira”. 

No entanto, há aqueles que afirmam que a capoeira é africana, pois na África existem lutas semelhantes à capoeira, como o n’golo (a dança das zebras), o cabula, a camassula, etc. Mas isso não é suficiente para comprovar as origens da capoeira, pois não há em outros países, que receberam influência africana, manifestação semelhante à capoeira.

Independente das suas origens, a capoeira era uma forma de resistência  dos escravos africanos, um instrumento de libertação do negro contra um sistema dominante e opressor; a busca da liberdade por uma raça escravizada e maltratada pelo colonizador branco.


Capoeira -  Um Esporte Brasileiro


O esporte é um fenômeno social de alta relevância no mundo moderno, distinguindo principalmente pela ação democrática de participação de uma sociedade, favorecendo a coletividade, desenvolvendo uma consciência coletiva de poder e realização.

Entre os esportes modernos, encontra-se a capoeira, surgida da manifestação popular, advinda da resistência de uma sociedade escrava e reprimida.

Discriminada, a capoeira passou de integrante do Código Penal em 1890 a oficializada pela Confederação Brasileira de Pugilismo em 1972 e homologada pelo Conselho Nacional de Desporto (CND) em 1973. Desta forma a capoeira foi institucionalizada, contando hoje com diversas Federações Estatuais filiadas à Confederação Brasileira de Capoeira, vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro e Federação Internacional de Capoeira.

Sendo divulgada amplamente, transformou-se numa expressão da cultura nacional e através da multiplicação dos usos, passou a ser utilizada nas áreas de educação, do esporte, do lazer e da medicina.

É inevitável afirmar que esta expansão deve-se a dois aspectos altamente relevantes. 

São eles:
    1. O caráter econômico, pois a capoeira é um esporte de baixo custo, não necessitando de instalações e equipamentos sofisticados, o que facilita e populariza a sua prática.
   2. O aspectos lúdico/cultural que é bem ajustado aos praticantes por ser uma manifestação popular que desperta grande interesse, estimulando seus praticantes ao estudo e à pesquisa.

A produção intelectual da capoeira é vasta e, na versão moderna, o capoeirista é jogador-estudioso, aquele que pratica a capoeira e, ao mesmo tempo, se interessa pela pesquisa, aprofundando e produzindo conhecimentos históricos, técnicos e antropológicos.

Capoeira

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Qual sua dança preferida?
Dança do Ventre
Dança Cigana
Ballet
Dança de Salão
Hip Hop
Ver Resultados